QUEM SOMOS
FAÇA A PROTEÇÃO DO OCEANO VIRAR MODA | VISTA UMA CAUSA
QUEM SOMOS
Tudo começou no verão de 1998, em Itanhaém, litoral de São Paulo. Um grupo de surfistas, inquietos diante da poluição que encontravam todos os dias nas ondas e nas praias, decidiu agir. Movidos pelo amor ao mar e pela certeza de que o surf poderia ir muito além do esporte, eles iniciaram o Projeto Ecosurf — pequenas ações comunitárias que já carregavam um grande propósito: promover a educação ambiental, proteger o oceano e inspirar mudanças.
Dois anos depois, em 2000, esse movimento se tornou oficial com a criação do Instituto Ecosurf, uma organização da sociedade civil, não governamental, que uniu surfistas e aliados em torno de uma missão comum: combater a poluição nas praias, conservar o Oceano, promover a justiça sociombiental, e cultivar uma cultura de paz.
Para a Ecosurf, os surfistas são povos do mar — uma comunidade global com voz, representatividade e enorme potencial para transformar realidades. Essa visão levou a organização a se expandir para além do litoral paulista, formando uma rede colaborativa de Coletivos Ecosurf em diferentes cidades, estados e países, com porta-vozes e embaixadores espalhados pelo mundo.
O trabalho do Ecosurf se orienta pela Carta das Responsabilidades dos Surfistas – Surf 21, e pela ideia de que as bacias hidrográficas são espaços estratégicos para articular mobilização social, políticas públicas e governança ambiental.
A frase que inspirou os fundadores continua guiando cada passo:
“Sendo povos do mar, os surfistas devem compactuar na busca incessante pela preservação das praias e do oceano ao redor do nosso planeta.”
De mutirões de limpeza a campanhas globais, passando por projetos de educação ambiental. cultura oceânica, proteção dos ecossistemas de surf e mobilização de comunidades, seguimos crescendo. Hoje, mais de 25 anos depois, aquela semente plantada nas areias de Itanhaém floresceu em um movimento que conecta pessoas, territórios e causas, sempre em defesa de um Oceano vivo, resiliente , conhecido e valorizado.
1998 – Grupo de surfistas de Itanhaém-SP inicia mutirões de limpeza de praias.
2000 – O Ecosurf é formalizado na cidade de Itanhaém-SP.
2002 – Ecosurf assume uma vaga representando a sociedade civil no Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista-SP.
2003 – Representantes do Ecosurf participam, como delegados, da etapa paulista da 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.
2005 – Membros do Ecosurf organizam excursão para o VI Fórum Ibero-Americano de Educação Ambiental, em Joinville-SC.
2005 – Ecosurf e parceiros articulam a criação do Coletivo Jovem de Meio Ambiente Caiçara.
2006 – Ecosurf, junto a outros grupos sociais, coletivos, universidades e ONGs, cria a Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista.
2007 – Ecosurf assume a secretaria da Rede de Agendas 21 do Litoral Norte e Baixada Santista-SP.
2008 – Representante do Ecosurf é eleito delegado para representar o estado de São Paulo na 3ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em Brasília.
2009 – Ecosurf torna-se membro do Comitê de Difusão da Carta das Responsabilidades Humanas no Brasil.
2009 – Início da organização do Movimento Surf Sustentável - Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade.
2010 – Dirigentes do Ecosurf são convidados a integrar a Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA e o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais .
2011 – Representando a Rede de Juventude e Meio Ambiente – REJUMA, Ecosurf assume vaga no Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental.
2012 – A convite da Fundação SOS Mata Atlântica, Ecosurf coordena a mobilização nacional no litoral paulista da campanha Mangue Faz a Diferença.
2012 – Durante a Rio+20, Ecosurf lança a Carta das Responsabilidades dos Surfistas – Rede Surf Sustentável.
2013 – Ecosurf protocola no Congresso Nacional o pedido de criação da Política Nacional de Áreas de Surf Protegidas (PNASP).
2013 – Criação do primeiro Coletivo Ecosurf na cidade de Imbituba-SC.
2014 – O músico Jack Johnson convida a Ecosurf para ser parceira de sua turnê pela América do Sul.
2014 – Ecosurf representa a América do Sul na Expedition Plastik, no Oceano Índico.
2015 – Ecosurf inicia atuação com coletivos na Europa e na África.
2015 – Movimento contra a verticalização impede a construção de prédios que trariam sombra para a orla das praias em Itanhaém-SP.
2016 – Nordeste brasileiro ganha um porta-voz do Ecosurf.
2017 – Ecosurf participa do Grupo de Trabalho de criação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.
2018 – Ecosurf aprova projeto junto ao G7, presidido pelo Governo do Canadá: Plano Comunitário de Combate ao Lixo no Mar.
2018 – Iniciativa do Ecosurf com parceiros elaboram o Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS).
2019 – ONU e Ecosurf formalizam um Memorando de Entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, integrando a campanha Mares Limpos.
ESTRUTURA CONCEITUAL
E ngajar surfistas para cuidar dos Ecossistemas de Surf.
C ontribuir com soluções para o enfrentamento da poluição nos mares.
O rganizar a comunidade do surf para o despertar da consciência ambiental.
S emear a cultura de paz, cooperação e solidariedade.
U nir os povos do mar pela proteção e limpeza das praias e do Oceano.
R espeitar a cultura tradicional e a sociobiodiversidade das zonas costeiras.
F ortalecer práticas sustentáveis.
CONTATO
+ 55 13 997 080 989
E-mail: ecosurf@ecosurf.org.br
Site: www.ecosurf.org.br